Na última quarta-feira (26), a Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e Inovação (SDCETI) estreitou relações com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em um encontro crucial sobre o uso de dados estatísticos na gestão pública e no desenvolvimento econômico.
Na reunião, a diretora do Departamento de Relações Empresariais da SDCETI, Maria Luisa Belo, e a equipe do setor de Inteligência de Dados receberam o coordenador regional do IBGE, Paulo Roberto Gaudio de Almeida.
O IBGE, referência em levantamentos sociodemográficos e econômicos, apresentou sua atuação e destacou a importância da atualização constante de dados para embasar políticas públicas eficazes.
Durante o diálogo, foram discutidos os desafios da coleta de informações, como a precisão dos dados fornecidos pelos entrevistados e a cobertura de áreas remotas. O coordenador do IBGE ressaltou o avanço de sistemas como o SIDRA e o futuro SINGED, que integrarão dados estatísticos e geocientíficos em um único hub digital, facilitando o planejamento governamental.
Como ação concreta, a SDCETI, sugeriu uma parceria com o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT), para solicitar ao IBGE dados atualizados dos municípios do Alto Tietê, reforçando o compromisso da gestão em promover um ambiente de negócios sustentável e inovador. Essa iniciativa permitirá um planejamento mais preciso e estratégico para o crescimento da região.
Foto: Divulgação/PMG