A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação participou de uma atividade piloto para a implantação de uma nova proposta de fomento à educação científica em Guarulhos. Trata-se de um programa de apresentação de instituições de ensino a estudantes das redes públicas, no intuito de trazer à tona as diversas possibilidades de formação técnica oferecidas em nossa cidade.
A atividade foi a visita de 38 estudantes do segundo ano do ensino médio técnico do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Escola Estadual Parque Jurema III ao Campus Guarulhos do Instituto Federal de São Paulo. Ao longo da manhã, os jovens – com média de 16 anos de idade – foram guiados por um funcionário do IF, Tadeu Silva, que apresentou as instalações, detalhou os cursos disponíveis e o funcionamento do Instituto e respondeu aos questionamentos dos estudantes da rede estadual.
O encontro promovido pelo Departamento de Ciência, Inovação, Ampliação Digital e Cidade Inteligente foi acompanhado por seu idealizador, o chefe de divisão técnica Chrystopher Montenegro. Segundo ele, a SCTI tem bastante facilidade para criar as pontes entre os alunos e a formação tecnológica, aproximando os que desejam estudar daqueles que oferecem cursos, bolsas de estudo e formação de alto nível”.
A professora da turma, Shirley Couto, participou da atividade e elogiou o papel exercido pela Prefeitura na aproximação entre as instituições de ensinos estadual e federal.
Imagens: Divulgação / PMG
05/09/2025