Desde a última terça-feira (11) até esta quinta-feira (13) a Secretaria de Cultura de Guarulhos, representada pelo secretário João Vaz e pelo adjunto Leonardo Bizon, participaram do Encontro com Gestores e Gestoras Municipais de Cultura. E evento, promovido pelo Ministério da Cultura, acontece paralelamente ao Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
O encontro, que conta com a presença de mais de 70 gestores de todas as regiões do país, foi presidido pela ministra Margareth Menezes e abordou a pactuação federativa das políticas públicas de cultura.
Os gestores municipais de cultura se reuniram para participar de conferência que debateu o Marco Regulatório do Fomento à Cultura, que foi sancionado em junho de 2024 trazendo mais segurança jurídica para a gestão cultural, removendo obstáculos e reduzindo as desigualdades de acesso às políticas culturais. Também foram tratados outros pontos da política cultural federal, como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e a Política Nacional Aldir Blanc.
O secretário João Vaz comentou a importância da participação de Guarulhos no evento. “É importante que a cidade retome o seu protagonismo no setor cultural e esses encontros cumprem um papel fundamental para a construção desse trabalho, já que nos dão a oportunidade de estabelecer relações com o governo federal, com o Estado e os demais municípios”.
Encontro estadual
Em 29 de janeiro o secretário João Vaz e o ajunto Leonardo Bizon já haviam participado de outro encontro de gestores municipais de cultura – este promovido pelo Governo do Estado –, no qual estiveram presentes também os diretores Solange Gonçalves e Marcelo Mendonça.
O encontro proporcionou aos gestores a oportunidade de realizar intercâmbio e diálogo com seus pares dos programas do governo estadual, como a Associação Paulista Amigos da Arte, os museus Afro e Catavento e o Museu da Imagem e do Som a fim de estreitar as relações e estabelecer futuras parcerias entre os governos municipal e estadual, como ressaltou Solange Gonçalves. “Esses encontros são essenciais para que a cidade se coloque como postulante a receber os programas do Governo do Estado, seja para ações de fomento, produção de eventos ou formação cultural”.
Fotos: Divulgação/PMG