O Conservatório Municipal de Guarulhos (CMG), consolidando sua importância como formação de base para cantores e instrumentistas tanto da música popular como erudita, teve cinco de seus jovens estudantes recentemente aprovados em universidades e grupos de referência na área profissional.
Na Universidade de São Paulo (USP) ingressaram o violonista Vinícius Antunes, aluno do professor Victor Castellano, no curso de composição, e o violoncelista Cauê Theodoro da Silva, aluno do professor Fábio Pellegatti, na licenciatura, enquanto que três alunos de canto do professor Adriano Vasconcelos, Fábio Bianchi, Lucas Felipe Cardoso e Manuela Rodrigues Santana, também tiveram êxito: Fábio no Coro Jovem do Estado de São Paulo e Lucas e Manuela no curso de superior de licenciatura em música da Faculdade Santa Marcelina.
O diretor do Conservatório Municipal de Guarulhos, maestro Marcelo Mendonça, falou do orgulho que esses estudantes representam para a instituição. “Uma vez que nosso departamento tem essa característica de sensibilização, formação e profissionalização, a aprovação desses jovens entre grupos tão seletos comprova que nosso trabalho vem sendo feito com todo o carinho e a dedicação necessária, o que só é possível graças ao elevado comprometimento e nível técnico de todo o nosso corpo de profissionais”.
Os jovens músicos também comentaram sua relação com o Conservatório. Lucas, de 33 anos, recordou que o estudo musical transcende a técnica. “Além de tudo o que aprendi sobre música, o CMG me ensinou a sonhar com conquistas musicais e agora me mostrou que com a generosidade dessa escola realizar o sonho é possível”. Já Fábio, de 26 anos, citou sua jornada de autoconhecimento musical. “Aqui no Conservatório eu comecei a conhecer minha voz e aprendi a entender as possibilidades dela, ao mesmo tempo em que o incentivo dos professores foi fundamental para superar meus medos”.
Por sua vez, Manuela, a mais jovem cantora, de 18 anos, vê a escola como uma ressignificação plena. “No Conservatório eu reaprendi o quanto eu amava a música e o quanto ela é importante em minha vida, e com isso o meu amor próprio também adquiriu uma nova dimensão”. O violonista Vinícius, de 18 anos, lembrou a diversidade musical presente. “Aqui se encontram em harmonia diversas vertentes musicais e gêneros, que nos incitam a explorar as experiências musicais sem receio”. Por fim, Cauê, violoncelista de 21 anos, lembrou a transmissão de sentimentos que a música permite. “A possibilidade de levar arte às pessoas e trazer à tona suas emoções por meio do violoncelo é meu propósito na música”.
Cursos disponíveis
O Conservatório de Guarulhos oferece, além dos cursos tradicionais para cantores e instrumentistas, diversos cursos livres para iniciação e apreciação musical e práticas de conjunto. O período de inscrição para essas turmas vai até o dia 20 de fevereiro, ou enquanto houver vagas disponíveis, e a informação completa pode ser acessada em https://www.guarulhos.sp.gov.br/sites/default/files/2025-01/Edital%20in….
Fotos: Diego Frois/PMG
Na foto: Vinícius, Lucas, Manuela, Fábio e Cauê